5 de set. de 2009

A MÃO É O MAPA: ANULAR

A arte do Jin Shin Jyutsu identifica em nossa existencia, como pessoas individuais, seis profundidades do corpo físico, mental e espiritual. Pode-se usar a mão como mapa para não se perder na vida e buscar novos níveis de autoconhecimento e de ajuda.
O dedo anular representa a segunda profundidade, a da pele profunda, que reveste os órgãos internos. A primeira profundidade tem a ver com a superfície da pele e relaciona-se com o dedo polegar. A atitude mental relacionada ao dedo anular é a tristeza, que também pode ser vista como medo de nao voltar às coisas boas vividas no passado ou medo de repetir vivências de dor. Essa atitude constante na vida, cria uma pessoa com muito apego.Poderá ter desequilibrio em seu sistema respiratório e nos processos de eliminação. Os pulmões e o intestino grosso são os órgãos que podem ter mais impacto. Quando os ritmos essenciais, de saída e de entrada, estão desarmonizados, a capacidade de nos soltarmos desaparece e ficamos presos mentalmente a algo que não podemos ter. Para equilibrar é preciso segurar levemente, sem força, o anular, até perceber a pulsação harmonica e calma. Consegue-se então soltar o "velho" e receber o "novo",de acordo com o bom funcionamento de nossos fluxos de eliminação e de recepção presentes nos pulmões e no intestino grosso.  

Um comentário:

Daniela disse...

Oi Tia, não sei se já falei antes, mas como elogios nunca são demais, aí vai: estou adorando acompanhar o teu blog, como sempre, com teu jeito, aprendo e tenho cada vez mais curiosidade sobre Jin Shin Jyutsu. Acho que tu escreves muito bem, e isso, claro, é uma qualidade da familia. Continua postando que estamos sempre te seguindo e admirando. Beijos, saudades, Gaby